Em entrevista para Gabriel Paulino – editor do site www.medjugorjebrasil.com durante nossa peregrinação a Medjugorje em junho de 2013, a sobrinha de padre Slavko Barbaric, ex-pároco de Medjugorje, Miljana Barbaric, que é também parente do marido da vidente Mirjana Soldo, Marko Soldo, nos transmitiu informações interessantes sobre o pergaminho que Nossa Senhora entregou para a vidente Mirjana Dragicevic-Soldo em sua última aparição diária no dia 25 de dezembro de 1982. Segundo contou a vidente para ela, o pergaminho é de cor entre branca e amarela, pode ser dobrado ou amassado mas não pode ser destruído. Nele estão contidos os fatos relativos aos dez segredos.

Quando Nossa Senhora os entregou para a vidente Mirjana, o entregou aberto, com as duas mãos estendidas.
A vidente chegou a mostrá-lo para duas pessoas em Sarajevo, onde morava, mas elas nao puderam ler o conteúdo. Viram outras coisas escritas neles. Nossa Senhora pediu após isto que Mirjana não o mostrasse mais a ninguém.
O pergaminho ficou em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegóvina, escondido dentro de sua mochila.
Quando começou a guerra na ex-Iugoslávia, Mirjana encontrava-se em Medjugorje e não pode retornar para reaver o misterioso documento.
Mirjana ficou aflita com o fato de o pergaminho ter ficado em sua casa, que ficou inacessível durante a guerra.
Durante uma aparição, a vidente Mirjana perguntou a Nossa Senhora sobre o pergaminho. A resposta de Nossa Senhora foi:
“Não se preocupe com ele. Disto cuidará o Meu Filho!”
Pouco tempo depois, um soldado espanhol, das forças de paz da ONU, sentiu um forte chamado para entrar na casa da familia de Mirjana. Ao entrar, viu a mochila e quando a pegou e a abriu, não viu o pergaminho dentro.

Então o soldado ouve uma voz que lhe diz: “Vá até Medjugorje e a entregue para Mirjana Dragicevic-Soldo”
O soldado não conta nada aos seus companheiros e ao chegar a Medjugorje, pergunta quem seria esta pessoa e prontamente o avisam que era uma das videntes de Nossa Senhora.
O soldado, por ser de outra religião (provavelmente muçulmano), pede encarecidamente a Mirjana para não ter a sua identidade revelada.
O pergaminho, quando chegar o tempo, será entregue a padre Petar Ljubicic, que conseguirá ler apenas a linha correspondente ao segredo a ser revelado. Ele e Mirjana ficarão em jejum por 10 dias, e três dias antes de cada acontecimento, padre Peter Ljubicic revelará o que acontecerá e onde acontecerá.
Uma parte destas incríveis informações já foram confirmadas anteriormente pelo padre Petar Ljubicic em entrevista para o site www.medjugorje.com. Em uma resposta Padre Petar disse:
Você já viu o pergaminho ou segurou o pergaminho?
Frei Petar: Algumas pessoas que eu conheço, que me disseram que eles o tinham visto. Pessoalmente, eu nunca fiz. Alguns de seus primos viram … (porque eu percebi que eles estavam vendo alguma coisa). E Nossa Senhora disse então a Mirjana não mostrar isso para ninguém ainda, até que o momento da revelação vier. Mirjana, durante a guerra, estava em Sarajevo. Quando ela voltou, ela esqueceu o pergaminho e deixou-o em Sarajevo. Um ou dois anos atrás (N. do T. Esta entrevista é da década de 90, quando a ex-Iugoslávia ainda estava em guerra), um soldado trouxe a ela com todos os seus pertences que ela deixou para trás durante a guerra. Ela perguntou-lhe: ” como é que você sabe que este pergaminho pertence a mim ?” Ele disse: “Eu tive um sentimento em minha alma que eu deveria trazer isso para você.” Eu não sei o que está aqui, mas isso é o que acontece com este pergaminho. Mais uma vez, algo que eu diria que é milagroso.