Imagem de Nossa Senhora das Graças em Tihaljina

Imagem de Nossa Senhora das Graças em Tihaljina

Grupo do Brasil ao lado de Nossa Senhora de Medjugorje

Tihaljina é um pequeno vilarejo, a palavra significa “local de silêncio” que fica a cerca de 45 minutos de Medjugorje.

Na igreja de Tihaljina existe uma linda imagem de Nossa Senhora das Graças. Em 1969, mais ou menos na mesma época em que a Igreja de São Tiago em Medjugorje foi inaugurada, o pároco de Tihaljina foi em loja na Itália e viu esta imagem em um canto e ficou apaixonado. Apesar de não ser uma obra de um artista conhecido, era muito cara. Ao retornar para a sua paróquia, falou com os seus paroquianos que ele seria a pessoa mais feliz do mundo se conseguisse comprar esta imagem. Os paroquianos se juntaram para presentear a Igreja.

O padre foi até a Itália para comprá-la e ao passar pela alfândega na Iugoslávia, comunista, os funcionários cobraram um imposto para retirar a imagem do porto duas vezes o valor dela ! O pároco chorou, pediu um tempo para tentar conseguir o dinheiro e que colocassem a imagem em um local seguro. Contou aos paroquianos o que tinha acontecido.

Um belo dia, um jovem espanhol veio até o pároco e disse: “frei, eu vim em uma missão muito grande, o marido de minha irmã teve uma doença muito grave, e rezávamos por sua cura, pois ele tinha sete filhos, e que se ele ficasse curado eles iriam doar uma grande quantidade de dinheiro e sei que aqui é uma região muito pobre e vim aqui pedir para o senhor me ajudar a dar um destino a este dinheiro.” O padre se ajoelhou e começou a chorar e de fato, recebeu a quantia que precisava para retirar a imagem.

Um dos diversos santinhos feitos com foto do rosto da imagem de Tihaljina, na década de 80

Tihaljina e a imagem tornaram-se mundialmente conhecidas quando padre Jozo, transferido para esta paróquia e muitos peregrinos de todo o mundo passaram a procurá-lo ali. Suas palestras e orações de cura eram muito solicitadas pelos peregrinos.

Padre Jozo começou a fazer e distribuir uns santinhos aos peregrinos com os pedidos de Nossa Senhora de Medjugorje e a foto do rosto desta imagem. Por isto, muitos ainda pensam que esta imagem está em Medjugorje.