A festa da exaltação da Santa Cruz em Medjugorje

A festa da exaltação da Santa Cruz em Medjugorje
Peregrinos Medjugorje Brasil na montanha do Krizevac
Peregrinos Medjugorje Brasil na montanha do Krizevac

Uma altíssima cruz de cimento foi erigida em 1933 na montanha do Krizevac, pelos habitantes de Medjugorje a pedido do pároco comemorando os 19 séculos da morte e ressurreição de Jesus Cristo e em agradecimento a Deus pelo que Deus fizera ao povo de Medjugorje. Contam os habitantes que, a cada ano, fortes temporais causavam grandes estragos nas plantações. Então, o pároco de Medjugorje convidou os fiéis a construírem a Cruz e pediram ao Senhor que os livrasse daqueles flagelos. Contam os aldeões que depois da construção da Cruz, nunca mais perderam as suas plantações.

Desde então, a cada ano, no domingo depois de 8 de setembro, próximo a festa da Exaltação da Santa Cruz, celebra-se a Missa em cima da montanha do Krizevac, para uma grande multidão. Com as aparições de Nossa Senhora, o Krizevac tornou-se um lugar de oração para milhares de pessoas.

Em 30 de agosto de 1984, Nossa Senhora disse:
Também a Cruz [do monte Krizevac] fazia parte dos planos de Deus, quando vocês a construíram. Particularmente neste dia, subam a montanha e rezem diante da Cruz. Preciso das orações de vocês.

cruzdecristo2
Na frente da cruz está a inscrição: “JHS – A Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, em sinal da própria fé, amor e esperança, origem padre Bernardino Smoljan, pároco e paróquia de Medjugorje – 1933. De todos os males livrai-nos, Jesus”.

Na frente da cruz está a inscrição: “JHS – A Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, em sinal da própria fé, amor e esperança, origem padre Bernardino Smoljan, pároco e paróquia de Medjugorje  – 1933. De todos os males livrai-nos, Jesus“.

KRIZEVACLINDO
Peregrinos do mundo inteiro celebram a festa da exaltação da santa cruz em uma missa solene em cima da montanha do Krizevac.

No meio da cruz estão inseridas relíquias (inclusive fragmentos da cruz original de Cristo) trazidos de Roma.